Supere a perda capilar pós-Covid e recupere sua vitalidade!
A perda capilar após o Covid-19 tem sido motivo de alarme para muitos, já que a quantidade de cabelo que se perde é significativa em um curto espaço de tempo. No entanto, diversos estudos já abordaram esse tema e nos forneceram algumas clarificações.
Nessa situação, se você notou uma perda significativa de cabelo após contrair o Covid-19 e está buscando entender o motivo ou como lidar com isso, continue lendo!
Por que ocorre a perda de cabelo após o Covid-19?
Pesquisas realizadas em universidades do México, Suécia e Estados Unidos indicam que a perda de cabelo após o Covid-19 está entre as cinco complicações mais frequentes, sendo elas:
- Cansaço, presente em 58% dos casos;
- Dor de cabeça, em 44% dos casos;
- Problemas de concentração, em 27% dos casos;
- Perda acentuada de cabelo, em 25% dos casos;
- Dificuldades respiratórias, em 24% dos casos.
Isso significa que um em cada quatro pacientes pode enfrentar essa condição, também conhecida como eflúvio telógeno. É importante mencionar que essa condição é mais prevalente entre mulheres e indivíduos negros.
O eflúvio telógeno, conforme descrito pelo PEBMED, refere-se à perda difusa de cabelo, sem se concentrar em uma região específica do couro cabeludo.
O que desencadeia o eflúvio telógeno?
O eflúvio telógeno não é exclusivo da infecção pelo coronavírus. Pode ser desencadeado por várias razões, incluindo:
- Estresse;
- Traumas físicos ou emocionais;
- Falta de nutrientes;
- Febre;
- Condições endócrinas;
- Uso de certos medicamentos.
No contexto do Covid-19, pode-se dizer que a perda de cabelo é resultado de uma combinação desses fatores. Durante a infecção, o corpo enfrenta estresse, traumas, febre e desnutrição, já que os nutrientes são redirecionados para combater o vírus.
Em termos técnicos, o corpo altera o ciclo de crescimento do cabelo, que normalmente possui três etapas:
- Anágena: crescimento;
- Catágena: transição;
- Telógena: repouso.
Com o Covid-19, a fase anágena muda para a telógena, levando à perda de cabelo. Isso pode acontecer durante ou até três meses após a infecção.
Como lidar com a perda de cabelo após o Covid-19?
Muitos buscam soluções para essa condição. Em geral, não é necessário tratamento médico específico, pois o ciclo de crescimento do cabelo tende a se normalizar com o tempo.
Entretanto, se estiver muito preocupado, algumas práticas podem ajudar a fortalecer o cabelo:
- Evitar lavagens diárias;
- Abster-se de usar tinturas ou químicos;
- Manter uma dieta rica em nutrientes.
Quando se preocupar com a perda de cabelo após o Covid-19?
A perda de cabelo geralmente se resolve em até seis meses. Durante esse tempo, é comum notar mais cabelo caindo ao lavar ou ao manuseá-lo. Se a condição persistir ou parecer mais grave, consulte um especialista.
Existem outras condições que podem levar à perda de cabelo e que não estão ligadas ao Covid-19, como:
- Desequilíbrios hormonais;
- Menopausa ou andropausa;
- Dieta inadequada;
- Anemia.
Um grande auxílio contra a queda capilar masculina é o Folifios, um suplemento que contém as vitaminas necessárias para bloquear os sintomas da alopecia e ajudar no crescimento de novos fios.
Se estiver em dúvida, é aconselhável consultar um endocrinologista para uma avaliação completa. Especialmente para aqueles com histórico familiar de calvície, já que o eflúvio telógeno pode acelerar essa condição, afetando profundamente a autoestima de homens e mulheres.