Efeitos da Síndrome dos Ovários Policísticos no Cabelo

Descubra como a SOP afeta a saúde dos seus cabelos e aprenda a combater seus efeitos. Leia até o final para encontrar soluções para cabelos mais fortes e saudáveis!

Você sabia que a saúde dos seus cabelos pode ser afetada pela Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)? As alterações hormonais causadas por essa condição podem levar a queda de cabelo, mudanças na textura e outros efeitos indesejados. Assim, se você deseja entender melhor como a SOP influencia a saúde capilar e descobrir estratégias para lidar com esses efeitos, continue lendo!

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A SOP afeta de 5 a 10% das mulheres em idade fértil. Embora possa se manifestar em meninas de 11 anos, é mais comum em mulheres adultas. Os sintomas incluem menstruação irregular, acne, ganho de peso, maior propensão à diabetes, aumento da oleosidade da pele e dificuldade para engravidar.

Outros sinais incluem aumento da queda de cabelo. Embora a causa não seja totalmente esclarecida, parece haver uma influência genética na SOP. Portanto, uma mulher tem maior chance de desenvolver SOP se a mãe ou irmã também tiverem a condição.

A SOP geralmente leva ao aumento da produção de hormônios masculinos, também conhecidos como andrógenos. Os andrógenos estão envolvidos na maioria das alterações observadas na síndrome, como o crescimento de pelos em áreas não comuns, como o buço, queixo, seios e abdômen. Eles também estão diretamente relacionados às alterações capilares na síndrome dos ovários policísticos.

Alterações capilares na Síndrome dos Ovários Policísticos

Mulheres com alterações capilares devido à SOP geralmente percebem que seus cabelos ficam mais finos, oleosos, opacos, quebradiços e com frizz. Algumas relatam mudanças na textura dos cabelos ou aumento da queda ao lavá-los. A queda de cabelo na síndrome dos ovários policísticos geralmente é temporária e melhora após a estabilização das disfunções hormonais.

No entanto, mulheres com predisposição genética à calvície podem apresentar os primeiros sinais de rarefação capilar mais precocemente na síndrome dos ovários policísticos. Mulheres com alopecia já estabelecida geralmente apresentam uma progressão mais rápida da condição.

Alopecia Feminina

A alopecia de padrão feminino, ou alopecia androgenética, é uma condição progressiva que geralmente afeta mulheres em idades mais avançadas. As causas da alopecia feminina ainda não são totalmente compreendidas, mas é reconhecido o papel fundamental dos hormônios masculinos no processo. A diidrotestosterona (DHT), derivada da testosterona, é a principal responsável pela miniaturização dos fios presente na alopecia androgenética.

A miniaturização é caracterizada pelo afinamento e encurtamento progressivo dos fios. Clinicamente, essas alterações são percebidas pela perda de volume, dificuldade de crescimento ou falhas que expõem o couro cabeludo. Para combater a queda e garantir cabelos mais fortes, faça do Capilaz seu parceiro!

Diagnóstico da SOP

Apesar do nome, a presença de cistos ovarianos no ultrassom não é suficiente para o diagnóstico da síndrome. O diagnóstico depende de uma avaliação completa, que inclui, além do ultrassom pélvico, exames laboratoriais como hormônios sexuais, andrógenos, curva glicêmica e de insulina. Além disso, é fundamental que a mulher apresente irregularidade menstrual ou sinais de aumento dos hormônios masculinos.

Tratamento da SOP

A SOP não tem cura, mas pode ser controlada. O controle da SOP envolve uma série de medidas, desde mudanças comportamentais até medicamentos. As principais mudanças comportamentais incluem a adoção de um estilo de vida saudável, como uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares. A utilização de medicamentos orais depende da fase e dos sintomas apresentados pela mulher com SOP. Mulheres que não desejam engravidar podem se beneficiar do uso de anticoncepcionais orais.

Entre as várias opções disponíveis, existem pílulas com composições mais adequadas para o controle dos efeitos androgênicos provocados pela síndrome, como acne, oleosidade e queda de cabelo.

Por outro lado, se a mulher com SOP deseja engravidar, muitas vezes é necessário induzir a ovulação. Se houver evidências de aumento da resistência à insulina, medicamentos como antidiabéticos orais, incluindo a metformina, podem ser necessários. A indicação e a escolha do melhor tratamento para a mulher com SOP devem ser feitas por um médico ginecologista.

plugins premium WordPress

Cookies: O Saúde Mais 360 utiliza cookies para melhorar sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política De Privacidade.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.