Entendendo os Tipos de Calvície e Prevenção

Entenda como identificar os primeiros sinais de calvície e conheça estratégias eficazes para preveni-la. Continue lendo e transforme sua preocupação em ação!

A calvície é um fantasma que assombra muitos, mas você sabia que compreender seus tipos pode ser o primeiro passo para a prevenção? Se os fios a mais no travesseiro ou no banho começam a preocupar, este artigo é para você. Vamos explorar as causas, os sinais e as melhores formas de prevenção para cada tipo de calvície. Leia até o final e saiba como proteger seus cabelos!

Vamos explorar os diferentes tipos de calvície?

Quando você começa a notar que seus cabelos estão mais finos ou que há uma quantidade maior deles no travesseiro, nas vestimentas ou no piso do banheiro, a dúvida aparece: será que essa perda é sinal de calvície?

Vale ressaltar que perder até 100 fios diariamente é considerado normal, pois eles têm um ciclo natural de crescimento e queda. No entanto, se essa quantidade for superada, pode ser um indicativo de algum problema.

Embora essa condição seja mais prevalente em homens, a calvície também pode afetar mulheres e se manifestar em qualquer fase da vida, levando a diversos desafios relacionados à autoimagem. Dentre os tipos mais comuns de calvície, podemos destacar três: alopecia androgenética, alopecia areata e eflúvio telógeno.

Alopecia Androgenética

A alopecia androgenética é caracterizada pela perda capilar devido a fatores genéticos. É a forma mais frequente de alopecia e, em geral, afeta a maioria dos homens, embora também possa ocorrer em mulheres.

Seu principal sinal é a redução progressiva de cabelo, especialmente nas regiões das entradas. Estima-se que 90% dos homens acima de 21 anos apresentam indícios de alopecia nessa área e, ao atingirem 40 anos, metade deles tem a região superior da cabeça com menos cabelo.

Além disso, esta condição está ligada à sensibilidade individual ao estímulo androgênico (testosterona); geneticamente determinada, começa após a adolescência e em jovens adultos. É uma condição progressiva e, sem tratamento adequado, não há remissão espontânea.

Alopecia Areata

A alopecia areata pode atingir homens, mulheres e até crianças. Em certos casos, a queda capilar ocorre após eventos significativos, como doenças, gravidez ou traumas.

Ela se manifesta em forma de círculos arredondados no couro cabeludo, mas também pode afetar outras áreas do corpo, como barba, sobrancelhas e membros. Suas causas variam desde fatores genéticos até estresse, passando por algumas doenças e fatores ambientais.

Eflúvio Telógeno

O eflúvio telógeno é a perda gradual e difusa dos cabelos, comumente após condições crônicas, febris ou pós-parto. Não resulta em calvície total, mas o cabelo fica com aspecto debilitado e menos denso. Pode ser desencadeado por diversos fatores, incluindo desequilíbrios endócrinos, medicamentos e má nutrição.

Como prevenir os tipos de calvície?

Agora que você está familiarizado com os diferentes tipos de calvície, é importante saber que a prevenção é limitada, uma vez que é uma condição geneticamente determinada.

No entanto, com intervenção precoce, é possível retardar e até obter uma melhoria discreta no quadro. Uma forma dos homens combaterem a queda de forma natural é contar com o Folifios, um suplemento para ajudar no aumento e fortalecimento dos fios.

Se você está preocupado com a queda de cabelo, procure a orientação de um especialista. Atualmente, existem diversas abordagens terapêuticas, que vão desde medicamentos até laserterapia.

plugins premium WordPress

Cookies: O Saúde Mais 360 utiliza cookies para melhorar sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política De Privacidade.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.