Entendendo a Alopecia de Tração: Causas e Soluções

Liberte seus cabelos da tensão: estratégias vencedoras contra a alopecia de tração. Revele a solução agora!

Você já se perguntou por que seus cabelos estão se enfraquecendo? A alopecia de tração é uma condição comum, muitas vezes desencadeada por práticas diárias. Se deseja desvendar os segredos para evitar esse problema e manter seus cabelos saudáveis, continue lendo!

Causas da alopecia de tração

A alopecia de tração não é uma doença sistêmica, mas está relacionada ao tracionamento intenso dos fios de cabelo. Ocorre quando o cabelo é submetido a uma grande tensão por um período prolongado. A força excessiva aplicada na raiz do cabelo leva ao seu arrancamento, podendo causar danos ao folículo. Com o tempo, isso pode resultar na queda da produção do fio até sua interrupção definitiva.

Penteados e apliques

Tanto o gosto pessoal quanto as exigências profissionais podem levar a hábitos que comprometem os cabelos. Penteados muito apertados ou o uso de apliques são considerados fatores de risco para a alopecia de tração.

Alguns exemplos de penteados

A tensão exercida sobre a raiz dos cabelos é mais importante do que o estilo do penteado. Por exemplo, apesar de ser menos complexo, o rabo de cavalo é frequentemente associado ao dano capilar.

Profissões

Algumas profissões expõem mais os cabelos a esse tipo de alopecia. Bailarinas e outras dançarinas profissionais, que costumam usar penteados muito apertados, são um exemplo. O mesmo acontece com atletas profissionais. A necessidade de mudanças constantes para personagens e papéis faz com que as atrizes também sejam um grupo de risco.

Em geral, celebridades são mais propensas a esse tipo de problema capilar. A exposição constante e a expectativa de seguir ou criar tendências fazem com que os cabelos deixem de ser protagonistas e se tornem vítimas da profissão.

Alopecia de tração: perfil

A alopecia de tração é especialmente comum em mulheres negras. O cabelo de afrodescendentes é mais fino que o de europeus e asiáticos, tornando-o mais frágil e propenso à quebra.

Apesar de ser mais frequente em mulheres, a alopecia de tração também pode ocorrer em homens. Penteados como o coque samurai e o uso de dreads são exemplos de situações que aumentam a propensão ao comprometimento capilar.

A alopecia de tração pode ocorrer em qualquer idade, sendo uma das possíveis causas de queda de cabelos em adolescentes e crianças.

Sinais e sintomas da alopecia de tração

Na alopecia de tração, não há outros sintomas associados à perda capilar. No entanto, pessoas com grande tensão nos fios podem relatar dores de cabeça e aumento da sensibilidade do couro cabeludo. Esses sintomas melhoram com a redução da tração sobre os fios.

O comprometimento capilar da alopecia de tração segue padrões determinados pelas forças de tracionamento. Assim, no caso de penteados apertados, as falhas costumam ocorrer em uma faixa que se estende pela franja e laterais da cabeça. Dependendo do penteado, também pode haver falhas na nuca. Em pessoas com Mega hair, as falhas são mais frequentes nas laterais e na região posterior da cabeça.

Alopecia de tração: o que fazer?

Existem alguns tipos de alopecia que são inevitáveis, mas a alopecia de tração pode ser facilmente prevenida. Basta reduzir a tensão sobre os cabelos, promovendo afrouxamento e mudanças intermitentes de penteados.

No caso de apliques, a remoção definitiva é o ideal. Em alguns casos selecionados, no entanto, a mudança para apliques removíveis, como os tic-tac, pode ser considerada.

Dependendo do estágio do comprometimento capilar causado pela alopecia de tração, ainda é possível impedir o avanço da perda e recuperar parte dos cabelos. Portanto, ao notar falhas no cabelo, é importante procurar ajuda médica.

Além disso, para combater os sintomas da alopecia e conquistar os cabelos dos seus sonhos, conte com o Capilaz.

plugins premium WordPress

Cookies: O Saúde Mais 360 utiliza cookies para melhorar sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política De Privacidade.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.