Entenda a Alopecia Areata: Causas, Sintomas e Tratamentos

Transforme sua luta contra a alopecia areata em uma história de sucesso. Descubra como superá-la hoje!

A alopecia areata vai além de uma simples queda de cabelo; é uma jornada desafiadora que testa a força emocional e a perseverança. Atingindo homens, mulheres e crianças globalmente, essa condição autoimune não discrimina, deixando muitos em busca de respostas e soluções. Continue lendo para explorar as opções de tratamento disponíveis!

Definição de Alopecia areata

A alopecia areata é um distúrbio que resulta na queda de cabelo ou pelos. Esse distúrbio afeta aproximadamente 1% a 2% da população mundial, sendo prevalente em crianças e adultos jovens, mas podendo afetar indivíduos de qualquer idade e sexo.

Origens

A origem da alopecia areata ainda não é completamente compreendida, no entanto, é reconhecida como uma doença autoimune. Adicionalmente, a alopecia areata pode estar associada a fatores genéticos, diabetes, vitiligo e alergias.

Manifestações

Embora seja marcada pela queda de cabelo, a alopecia areata é mais comumente observada no couro cabeludo, mas também pode manifestar-se na barba, sobrancelhas, braços e pernas. As áreas onde ocorreu a queda de cabelo podem apresentar alterações nas unhas, como pequenas depressões na superfície da unha, conhecidas como “depitting”, e associação com outras doenças autoimunes.

Diagnóstico

O diagnóstico é geralmente baseado na aparência das áreas onde ocorreu a queda de cabelo e na tricoscopia, um exame realizado por dermatologistas que facilita o diagnóstico. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma biópsia da pele afetada para excluir outras possíveis causas.

Fatores de risco

Aproximadamente uma em cada cinco pessoas com alopecia areata tem histórico familiar da doença, gravidez e alto nível de estresse.

Na consulta médica

O dermatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico da alopecia areata, mas outros especialistas podem tratar os pacientes com alopecia areata em conjunto: endocrinologista, nos casos de doenças da tireoide associadas; e psicólogo e psiquiatra nos casos com alterações emocionais.

Opções de tratamento para alopecia areata

Se a queda de cabelo não for completa, o cabelo pode voltar a crescer em alguns meses, embora em alguns casos o cabelo não volte a crescer. No entanto, mesmo em casos de perda de cabelo mais intensa, não é certo se o tratamento pode alterar o curso da doença. Os tratamentos disponíveis incluem:

  • Pomada para alopecia areata
    O tratamento da alopecia areata pode incluir o uso de produtos tópicos, especificamente o Minoxidil.
  • Medicamentos
    Os medicamentos mais comumente utilizados para o tratamento da alopecia areata incluem: Decadron, Diprospan, Duoflam e Finasterida. Apenas um médico pode determinar o medicamento mais adequado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Sempre siga as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomar o medicamento mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Tem cura?

A recuperação completa dos cabelos é comum, embora possa demorar algum tempo, dependendo do paciente. No entanto, algumas pessoas podem ter um resultado insatisfatório, especialmente quando a pessoa afetada é jovem e tem dermatite atópica. Além disso, se o tratamento não mostrar resultados ao longo de um período prolongado, a recuperação pode ser ainda mais difícil.

E para preveni-lo, conte com um suplemento natural que ameniza os sintomas da alopecia e cabelos mais saudáveis, o Capilaz.

plugins premium WordPress

Cookies: O Saúde Mais 360 utiliza cookies para melhorar sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política De Privacidade.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.