Entendendo a Alopecia Areata: Causas e Tratamentos

Desvende os mistérios da alopecia areata e retome sua confiança. Inicie sua jornada de recuperação agora!

A alopecia areata traz consigo não apenas a perda de cabelo, mas também um desafio emocional significativo, impactando profundamente a autoestima e o bem-estar. Então, se você ou alguém próximo está passando por essa condição autoimune, saber que existem tratamentos eficazes e suporte disponível pode ser um grande conforto. Veja abaixo como isso é possível!

Como ocorre a alopecia areata?

A alopecia areata é uma condição que causa a perda repentina de cabelo em áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem outras alterações na pele. A pele afetada é lisa e brilhante, e os pelos ao redor da área afetada podem ser facilmente removidos se puxados.

Quando o cabelo começa a crescer novamente, ele pode ser branco inicialmente, mas eventualmente recupera sua cor normal. A forma mais comum da doença é uma única placa arredondada, geralmente no couro cabeludo ou na barba, conhecida popularmente como “pelada”.

Além disso, algumas pessoas com alopecia areata podem desenvolver outras doenças autoimunes, como vitiligo, problemas de tireoide e lúpus eritematoso. Portanto, pode ser necessário reavaliar os exames de sangue. O principal impacto da doença é psicológico, pois a perda de cabelo pode afetar a autoestima e a qualidade de vida.

Existem vários tratamentos disponíveis para a alopecia areata, incluindo medicamentos tópicos como minoxidil, corticoides e antralina, que podem ser combinados com tratamentos mais agressivos, como sensibilizantes (difenciprona) ou metotrexato.

Corticoides injetáveis podem ser usados em áreas bem definidas do couro cabeludo ou do corpo. A decisão sobre o tratamento deve ser tomada em conjunto pelo dermatologista e pelo paciente. O objetivo dos tratamentos é controlar a doença, reduzir as áreas de calvície e prevenir o surgimento de novas áreas.

Eles estimulam os folículos capilares a produzir cabelo novamente e devem ser continuados até que a doença desapareça. É importante evitar a automedicação e procurar a orientação de um médico dermatologista para prescrever o tratamento mais adequado.

Dicas para combater a alopecia areata

Infelizmente, não há maneiras de prevenir a alopecia areata, pois suas causas são desconhecidas. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a pessoa a se sentir melhor:

  1. Informe-se sobre a doença: entender mais sobre a alopecia areata pode ajudar a compreender sua evolução e reduzir a ansiedade.
  2. Use maquiagem para minimizar a aparência da perda de cabelo.
  3. Considere usar perucas, chapéus e lenços para proteger a cabeça e melhorar a aparência.
  4. Reduza o estresse: crises agudas de queda de cabelo podem estar associadas a períodos de estresse intenso, como problemas no trabalho ou na família, mortes, cirurgias e acidentes. Embora a alopecia areata não seja clinicamente grave, ela pode afetar o estado emocional. Grupos de apoio estão disponíveis para ajudar a lidar com os possíveis efeitos psicológicos da doença.
  5. Utilize o Capilaz e veja como ele pode ser eficiente contra os sintomas da alopecia e deixar os seus cabelos mais bonitos.
plugins premium WordPress

Cookies: O Saúde Mais 360 utiliza cookies para melhorar sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política De Privacidade.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.