Ansiedade: Entenda, Previna e Trate Eficientemente

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação emocional comum, caracterizada por sentimentos de tensão, apreensão e insegurança, frequentemente acompanhada por alterações físicas como aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, sudorese, boca seca, tremores e vertigens. Embora seja uma resposta emocional normal, quando se torna persistente e interfere nas atividades cotidianas, causando sofrimento físico ou emocional significativo, configura-se como um distúrbio de ansiedade.

Prevalência e consumo de medicamentos

Entre 2004 e 2009, houve um aumento de 25,3% no consumo de ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aponta que Portugal tem um consumo acima da média desses medicamentos. Estudos indicam que cerca de 50% dos usuários de cuidados primários de saúde apresentam sintomas de depressão ou ansiedade, sendo as mulheres mais propensas a essas condições.

Utilidade e excesso da ansiedade

Em níveis normais, a ansiedade pode ser benéfica, ajudando a identificar perigos e a se preparar melhor para enfrentá-los. No entanto, em excesso, pode causar sofrimento desnecessário.

Tipos de ansiedade

Existem várias formas de ansiedade, cada uma com sintomas específicos, incluindo:

  • Doença obsessiva compulsiva
  • Stress
  • Pânico
  • Agorafobia, ansiedade generalizada, social ou de separação

Relação entre Ansiedade e Depressão
A ansiedade é um componente comum no quadro clínico da depressão.

Sintomas comuns da ansiedade

Os sintomas mais frequentes incluem sensações de apreensão, preocupação, impotência, medo ou pânico, muitas vezes acompanhados de manifestações físicas como aumento da frequência cardíaca e respiratória, suores, tremores e sensação de fadiga.

Causas da ansiedade

As causas da ansiedade podem ser variadas, incluindo fatores genéticos, experiências estressantes, consumo de substâncias como álcool, drogas, chá, café, tabaco e certos medicamentos. Problemas de vida, dificuldades pessoais e conflitos internos também podem desencadear ansiedade.

Associação com fobias específicas

A ansiedade pode estar relacionada a fobias específicas, caracterizadas por medo ou ansiedade intensos em relação a um objeto ou situação específica.

Diagnóstico da ansiedade

O diagnóstico de ansiedade pode ser desafiador e requer um exame médico para excluir doenças físicas. A confirmação depende da presença de critérios de ansiedade definidos internacionalmente.

Tratamento da ansiedade

Pequenas mudanças no cotidiano ou nos hábitos podem ajudar a diminuir ou eliminar as reações ansiosas. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, sempre sob prescrição médica. O tratamento pode incluir também apoio psiquiátrico.
Lidar com o excesso de medicação em alguns casos, pode levar a efeitos colaterais, mas é possível ter um aliado como o UltraZen Caps, um suplemento alimentar 100% natural que auxilia no controle dos sintomas da ansiedade e promoção de bem-estar.

Prevenção da ansiedade

Algumas estratégias podem ajudar a prevenir crises de ansiedade e aliviar os sintomas, como técnicas de relaxamento, mindfulness, meditação, yoga, exercício, dieta saudável e descanso adequado. O autoconhecimento e a identificação dos gatilhos de ansiedade são fundamentais para a prevenção.

plugins premium WordPress

Cookies: O Saúde Mais 360 utiliza cookies para melhorar sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política De Privacidade.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.

Opa, já vai embora? 🙁

Antes disso faça parte da lista exclusiva do Saúde Mais 360

Receba gratuitamente conteúdos de extrema qualidade.
Ao informar meus dados, eu concordo com aPolítica de Privacidade.

Fique tranquilo, prometemos não enviar SPAM.